Serviço de Psicologia e Orientação

Os Serviços de Psicologia e Orientação (SPO) constituem-se como um elemento estratégico no sistema educativo. Contribuem para minimizar o insucesso e o abandono escolar precoce, bem como os subsequentes fenómenos de desigualdade, vulnerabilidade e exclusão social.

Vários domínios da sua intervenção contribuem, de maneira decisiva, para objetivos partilhados por todos os participantes no processo educativo: o acompanhamento e desenvolvimento das aprendizagens, o envolvimento dos alunos no processo educativo, a valorização da qualificação escolar e profissional, o desenvolvimento de carreira e a motivação para aprender ao longo da vida.

Coerente com um modelo de escola voltado para o desenvolvimento integral das pessoas, a relevância dos Serviços de Psicologia é inquestionável. Estes serviços são fundamentais no apoio à definição de medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão, na prevenção de comportamentos de risco e da violência escolar e na promoção da saúde e do bem-estar em meio escolar.

Sublinha-se ainda o seu papel crucial ao nível da prevenção e intervenção precoce em saúde mental.

As principais finalidades, direta ou indiretamente vinculadas aos Serviços de Psicologia, são organizadas em quatro eixos: Educação, Saúde e Bem-Estar, Inclusão e Equidade e Vida Pós-Escolar.

Domínios de Intervenção

Os psicólogos colaboram com órgãos de direção, docentes, outros profissionais de educação, famílias e intervenientes comunitários, oferecendo um conjunto abrangente e integrado de serviços. O propósito destes serviços é apoiar o sucesso educativo, promover o comportamento positivo, o bem-estar socioemocional, a saúde física e mental e a inclusão de todos os alunos.

Mais precisamente, no âmbito da sua atuação, os psicólogos:

  • Apoiam técnica e cientificamente os profissionais da escola, especialmente na definição e operacionalização de objetivos estratégicos, na organização e funcionamento escolar, na tomada de decisões pedagógicas, na gestão e mediação dos recursos (internos e externos) e no desenvolvimento e capacitação dos profissionais de educação;
  • Colaboram com as famílias e outros serviços da comunidade, em particular, no estabelecimento de parcerias e na capacitação dos diversos intervenientes, visando promover um ambiente de aprendizagem positivo, seguro e saudável, que aumente as oportunidades de envolvimento e participação de todos na vida escolar;
  • Promovem o bem-estar e a Saúde Psicológica das crianças e jovens e respetivas famílias, professores/as e demais elementos da comunidade educativa, através da planificação e implementação de ações de carácter preventivo e promocional, numa perspetiva de prevenção do aparecimento ou agravamento de dificuldades (por exemplo, atividades de prevenção do insucesso escolar, bullying, violência ou comportamentos de risco), de promoção de competências (por exemplo, ações de educação psicológica deliberada) e de facilitação da participação social e comunitária;
  • Avaliam e intervêm no domínio psicológico e educacional, propondo medidas e respostas educativas alinhadas com as necessidades de desenvolvimento de crianças e jovens, nas áreas académica, social, emocional, comportamental, vocacional e demais relevantes;
  • Concebem e implementam intervenções focadas no desenvolvimento vocacional e de carreira, apoiando os alunos na gestão da sua formação e percurso profissional, nas transições inerentes ao sistema educativo e na transição para o mundo do trabalho;
  • Intervêm em situações de crise (e.g., luto, suicídio, abuso), planificando e implementando ações, em colaboração com os vários elementos da comunidade educativa e a família, dirigidas a responder a tais eventos;
  • Propõem, elaboram, participam, coordenam e avaliam projetos e ações inscritos no plano de atividades e em outros documentos estratégicos da escola.

Deste modo, enquanto recursos humanos da escola, os psicólogos atuam em três domínios distintos, mas complementares:

  • O apoio e aconselhamento psicológico;
  • O desenvolvimento do sistema de relações da comunidade educativa;
  • O desenvolvimento vocacional e de carreira.

Em cada um destes domínios, as ações a desenvolver devem ser planeadas levando em conta o contexto, os recursos disponíveis e as prioridades estabelecidas nos instrumentos orientadores da escola.

SPO do Colégio

O SPO do Colégio, com unidade especializada de apoio educativo, inserido num projeto multidisciplinar, procura contribuir para melhorar o ambiente educativo dos nossos jovens e acompanhá-los ao longo do seu percurso escolar.

Competências do SPO

Apoio Psicopedagógico a alunos e outros: colaborar na avaliação especializada com os educadores e professores, em situações de alunos com alguma dificuldade escolar ou psicossocial, analisando e propondo estratégias de apoio psicopedagógico que promovam o sucesso escolar e o desenvolvimento global dos jovens;
Aconselhamento Vocacional: desenvolver ações de informação e sensibilização dos pais, alunos e da comunidade em geral no que respeita à problemática que as opções escolares e profissionais  do jovem envolvem (a nível individual ou de grupo) e ajudar o aluno no desenvolvimento do seu projeto vocacional;
Apoio ao desenvolvimento do sistema de relações da comunidade educativa: estabelecer relações com outros organismos da comunidade (Saúde, Ação Social, organismos ligados à formação profissional, empresas, outras escolas, etc.) com vista ao desenvolvimento de projetos e integração dos jovens na comunidade

Quem pode recorrer ao nosso SPO?

Os alunos, pais/encarregados de educação, os professores e outros funcionários da escola, bem como outras pessoas e organismos da comunidade que queiram participar ativamente da educação dos jovens.

O atendimento é no Colégio de Albergaria, o Serviço de Psicologia e Orientação dispõe de uma Psicóloga.