Coordenadores e Diretores de Turma

A coordenação da avaliação, o acompanhamento dos alunos, o relacionamento com os Pais e outras tarefas inerentes à prática pedagógica exigem a definição de um modelo de organização descentralizado, funcionalmente simples, mas eficaz e coerente.

Assim, dadas as características curriculares do Colégio, de ensino integrado e de reduzido número de turmas por ano escolar, decidiu-se institucionalizar os seguintes cargos:

O coordenador de Ano é um professor comum a todas as turmas deste ano, com perfil de bom relacionamento com os Docentes, com os Pais e com os próprios Alunos, e cujas funções são resumidamente de coordenação da avaliação, identificação de problemas e a comunicação com o Encarregado de Educação.

O Professor Diretor de Turma tem a tarefa de, na sala de aula, registar a assiduidade dos alunos e identificar todos os problemas destes, comunicando ao respetivo coordenador de Ano e /ou Direção Pedagógica.

De realçar que muitas vezes estes cargos são cumulativos, o que torna mais simples e eficiente o seu funcionamento.