Menu
Mais Informação

Estabelecimento de Ensino apoiado pelo Ministério da Educação

(Despacho nº 29282/2008 de 13 de Novembro)

Organização Pedagógica

ORGANIZAÇÃO PEDAGÓGICA

Não há modelos de gestão exemplares e perfeitos que se apliquem com total eficácia a todas as escolas.

A natureza, a dimensão, os ciclos de ensino, o tipo de frequência, o corpo docente e outros elementos específicos do Colégio determinam e condicionam um modelo de organização pedagógica.

A gerência da sociedade detentora do Colégio de Albergaria é assegurada por Rui Manuel Pereira Marques e Pedro Tomás Pereira Marques

 

A Direção Pedagógica

Desde sempre, o órgão diretivo do Colégio esteve diretamente ligado à sua propriedade. Esta relação de interseção e a permanência temporal dos Diretores/proprietários, traduzem-se naturalmente num modelo de gestão centralizado e de forte pendor pessoal.

Atualmente a Direção Pedagógica é composta por  Pedro Tomás Pereira Marques, Diretor desde 1992/93; e João Paulo Pereira Marques e Luís Miguel Pereira Marques, ambos Diretores de Serviços.

É de realçar a relação familiar entre todos os elementos deste órgão.  

 

Conselho Pedagógico

O Conselho Pedagógico é constituído pelo Diretor Pedagógico que preside e por 5 (cinco) Professores sendo 5 (cinco) eleitos em Conselho de Professores, e 2 (dois) nomeados pela Direção Pedagógica.

Os 5 (cinco) Professores eleitos em Conselho de Professores representam os vários níveis de ensino: 1 – Pré-escolar, 1 - 1º Ciclo; 1- 2º Ciclo, 1 - 3º Ciclo do Ensino Básico; 1 – Ensino Secundário

São competências do Conselho Pedagógico: Órgão de consulta direta da Direção; Ratificação das decisões do Conselho de Professores; Análise de processos de recursos de avaliação; Análise de Planos de recuperação, de acompanhamento e de apoios educativos; Tomada de decisão em situações de retenção repetida.

 

Conselho de Professores

Como já foi referido, o corpo docente do Colégio caracteriza-se essencialmente pela sua perenidade de funções e estabilidade profissional.

Este facto aliado à sua reduzida dimensão, propicia um ótimo ambiente de trabalho e um excelente relacionamento entre todos os agentes educativos.

Entende assim a Direção Pedagógica formalizar o Conselho de Professores como órgão consultivo e deliberativo em muitas matérias respeitantes à vida pedagógica do Colégio.

Este conselho é formado por todos os Docentes em funções e reúne periodicamente para analise e observação da atividade pedagógica.

 

Departamentos

Cada Departamento é da responsabilidade do respetivo Coordenador, proposto anualmente pelos professores do Departamento e aceite pelo Diretor do Colégio. Os Departamentos reúnem ordinariamente 2 ( duas ) vezes no inicio do ano letivo, 1 (uma ) vez no inicio dos 2º e 3º períodos, e 1 (uma) no fim de ano letivo, e sempre que convocados pelos respetivos Coordenadores. No Colégio existem oito Departamentos, compostos pelas seguintes disciplinas:

Departamento de Português: Português

Departamento de Ciências Exatas: Matemática A, Matemática B, TIC, Oficina Multimédia e Aplicações Informáticas

Departamento de Ciências Experimentais: Ciências da Natureza, Ciências Naturais, Ciências Físico-Químicas, Biologia e Geologia A, Física e Química A, Física , Química

Departamento de Línguas Estrangeiras: Inglês, Francês, Espanhol

Departamento de Ciências Sociais e Humanas: História e Geografia de Portugal, História, Geografia, Filosofia, História e Cultura das Artes, Psicologia B, Economia C

Departamento de Artes e Expressões: Educação Visual, Educação Tecnológica, Geometria Descritiva A, Desenho A, Educação Musical, Artes.

Departamento de Educação Física: Educação Física

Departamento de Desenvolvimento Pessoal e Social: Formação Cívica e EMRC

Todos os Departamentos são coordenados pelo Coordenador de Departamentos, nomeado pelo Diretor Pedagógico.

 

Os Coordenadores de Ano - Professores Diretores de Turma 

A coordenação da avaliação, o acompanhamento dos alunos, o relacionamento com os Pais e outras tarefas inerentes à prática pedagógica exigem a definição de um modelo de organização descentralizado, funcionalmente simples mas eficaz e coerente.

Assim dadas as características curriculares do Colégio, de ensino integrado, e de reduzido número de turmas por ano escolar, decidiu-se institucionalizar os seguintes cargos:

O coordenador de Ano, é um professor comum a todas as turmas deste ano, com perfil de bom relacionamento com os Docentes, com os Pais e com os próprios Alunos, e cujas funções são resumidamente de coordenação da avaliação, identificação de problemas, e a comunicação com o Encarregado de Educação. De referir a situação de exceção do 12º ano de escolaridade dado a inexistência de Professor comuns a todas as turmas. Esta tarefa tem sido confiada a um Professor que congrega os alunos deste ano no âmbito das informações de avaliação exames e de acesso ao ensino superior.

O Professor Diretor de Turma tem a tarefa de na sala de aula registar a assiduidade dos alunos e identificar todos os problemas destes, comunicando ao respetivo coordenador de Ano e /ou Direção Pedagógica.

De realçar que muitas vezes estes cargos são cumulativos, o que torna mais simples e eficiente o seu funcionamento.

 

O Secretariado de Exames

O reconhecimento oficial do ensino ministrado no Colégio com a atribuição de autonomia e paralelismo pedagógico aos vários graus de ensino confere aos nossos alunos todos os direitos e deveres consagrados na Lei de Bases do Sistema Educativo.

Assim, também é confiado ao Colégio autonomia no sistema de avaliação pelo que todos os exames e provas de âmbito escolar e nacional a que se têm de submeter os nossos alunos, são realizados no Colégio e assegurados pelos nossos serviços.

O secretariado de exames composto por 5 Professores é sempre nomeado tendo em atenção a experiência destes, no sentido de garantir a seriedade, organização, rigor e idoneidade de todo o processo.

 

Serviço de Psicologia e Orientação (SPO)

No Processo de modernização e de melhoria qualitativa do Sistema educativo, os serviços de Psicologia e Orientação (SPO) constituem um suporte à actividade educativa. Tem como objetivos contribuir decisivamente para a concretização da igualdade de oportunidades, para a promoção do sucesso educativo e para a aproximação entre a família, a escola e o mundo de atividades profissionais.
Assim, o SPO, com unidade especializada de apoio educativo, inserido num projeto multidisciplinar, procura contribuir para melhorar o ambiente educativo dos jovens e acompanhá-los ao longo do seu percurso escolar.

São competências do SPO:

Apoio Psicopedagógico a alunos e outros: Colaborar na avaliação especializada com os educadores e professores, em situações de alunos com alguma dificuldade escolar ou psicossocial, analisando e propondo estratégias de apoio psicopedagógico que promovam o sucesso escolar e o desenvolvimento global dos jovens;

Aconselhamento Vocacional: Desenvolver ações de informação e sensibilização dos pais, alunos e da comunidade em geral no que respeita à problemática que as opções escolares e profissionais  do jovem envolvem ( a nível individual ou de grupo) e ajudar o aluno no desenvolvimento do seu projeto vocacional;

Apoio ao desenvolvimento do sistema de relações da comunidade educativa: estabelecer relações com outros organismos da comunidade (Saúde, Ação Social, organismos ligados à formação profissional, empresas, outras escolas, etc.) com vista ao desenvolvimento de projetos e integração dos jovens na comunidade;

Podem recorrer aos Serviços de Psicologia e Orientação: Os alunos, pais/ encarregados de educação, os professores e outros funcionários da escola, bem como outras pessoas e organismos da comunidade que queiram participar ativamente da educação dos jovens.

Atendimento: No Colégio de Albergaria, o Serviço de Psicologia e Orientação dispõe de uma Psicóloga.